Português Widget Brasil Critical – Pegue a sua!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Casos que ninguém dá valor

Na cidade que morei quando criança, Lorena, existem alguns locais que tanto por ignorância da própria população, quanto por descaso do poder público perante a história da cidade, são desconhecidos da maioria.
Existem locais que dizem ser assombrados como a Fazenda Amarela, local que foi entre outras coisas uma antiga fazenda de escravos, que segundo alguns contam, é possível ver e ouvir o lamento dos espíritos dos escravos presos ao lugar. A Fazenda do Ipê até hoje é residência dos familiares dos antigos proprietários, donos de terras e escravos da época do Brasil imperial.
E é nas proximidades da Fazenda do Ipê que existe a lenda do antigo cemitério dos escravos, que hoje foi transformado em residência de munícipes. Dizem que ninguém retirou os restos dos corpos e construíram residências ou venderam lotes ao passar dos anos (realmente isto é uma lenda).
Também nas ruas próximas à Fazenda, existe um colégio público que dizem que há ainda hoje, um túmulo no pátio da escola. Bem, eu estudei lá e afirmo que nunca encontrei nada que se parecesse com um túmulo nesta escola. Outros afirmam que o tal túmulo fica embaixo das Igreja dos Santos Anjos. Que ele foi encontrado quando foram aplainar o terreno (que fica em uma ladeira íngrime) para a construção da capela. Bem, eu não vi nada no terreno, mas existem ex-vizinhos que afirmaram que havia sim um túmulo perdido.
Bem, mas triste mesmo (e isto não é lenda) é o que estão fazendo com o Antigo Cemitério dos Ingleses.
Este cemitério ficava bem longe do centro e do cemitério municipal, pois ele era um local onde se enterravam pessoas que não eram consideradas almas cristãs. Isso devido ao fato de que o local se destinava a corpos de protestantes (portanto, para a época extremamente católica) que eram indignos de compartilhar a mema terra das puras almas cristãs que aguardavam o dia do juízo final.
O Cemitério dos Ingleses foi fundado por um inglês (eu me lembrava o nome dele, mais esqueci, portanto peço por favor, quem têm maiores informais acerca do caso, informe no site) que era um mercenário que enriqueceu na Guerra do Paraguai, e não sei exatamente por qual circunstância ou razão veio parar por estas terras. E seu tino prático, fez com que houvesse este local de morada perpétua para pessoas de situação semelhante à sua.
Como eu havia comentado, a sina do Cemitério dos Ingleses é muito triste. Parece que a mentalidade da época das colônias ainda está presente no caráter das pessoas. Pois o terreno que foi abandonado por muitos anos, fato que fez com que muitos lorenenses nem sequer saiba de sua existência, foi doado à Igreja Católica para que ela construísse um tal oratório, ou casa paroquial, ou algo do gênero. Ou seja, a memória destas pessoas foi apagada, não somente pelo desrespeito do local, como também pela construção deste 'troço' católico, apagando parte da história da cidade, e por consequência do próprio Brasil.
Ninguém reclamou quando começaram a construção desse treco aí. Mas eu, mesmo não sendo nem católica nem protestante (sou brasileira, pago meus impostos), nem descendente destas pessoas, fico indignada com a ignorância e pelo descaso por parte de pessoas que deveriam zelar pelo patrimônio e pela história da cidade.

Agradecimentos ao Jaqueline Cristina pela postagem.

0 comentários:

Postar um comentário

*